VINCO NO PAPEL

A minúcia de detalhes é fundamental para produtos que queiram transmitir organização, beleza e emoção. No mundo gráfico e de personalizados vem aperfeiçoando isso a cada nova demanda, pois excelência em acabamentos faz toda diferença.

O vinco é uma demarcação feita normalmente em papeis de alta gramatura, faz parte de acabamentos que vão deixar o projeto mais fino. Muitos confundem dobrar com vincar, dobrar é a união das pontas dos papeis, mudando a fora original, por exemplo, a ação de transformar um papel A4 em A5 quando junta-se as pontas.

Este trabalho de vinco é principalmente utilizado em papeis de gramaturas acima de 150grs, pois eles podem craquelar ou sofrer diversas avarias se o processo for somente de dobra. Também vale salientar que, esse processo tem que ser feito em superfícies adequadas, no mercado hoje existem varias bases de corte e vinco para o auxilio desse processo.

O material mais utilizado atualmente para um vinco manual perfeito é a dobradeira/espátula osso, ela e feita de osso de boi deixa o serviço excelente e é indicada também para alisar ou amaciar bordas ásperas além de ação de dobra em cantos e bordas com precisão.

DOBRADEIRA DE OSSO

Dicas que não podem faltar em relação ao vinco são: Papéis que passam pelo processo de laminação ou verniz não podem ser vincados, pois o trabalho pode ser comprometido, assim como a arte, sempre que for desenvolvida tem que deixar no mínimo uma margem de 5 mm da borda para que não seja danificado.

No mercado industrial gráfico já existe maquinas de corte e vinco, elas podem ser automáticas ou manuais. São utilizadas para altas demandas e para produção em massa. Neste caso utiliza-se a lamina de vinco, feita com metal e normalmente encaixa-se em qualquer maquina que realize o processo de vincar.

LAMINA DE VINCO

Como é interessante o simples processo de vincar, não é? Também como ele é importante, são detalhes que realmente fazem toda a diferença quando são bem feitos. E você já sentiu alguma dificuldade com algum detalhe específico em seus projetos? Deixem nos comentários suas dificuldades e dicas, quem sabe será nosso próximo texto.
Até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avise-me quando estiver disponível Vamos informá-lo quando o produto chegar em estoque. Apenas deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.
Email Quantidade Nós não compartilharemos seu endereço com mais ninguém.