TIPOS DE COLA

Com o crescimento de opções em matéria prima e cada uma com sua particularidade, precisa estar sempre atento à variedade de suprimentos indicados para cada produto.
A cola é um fator bem decisivo para a produção com excelência de qualquer projeto, pois o uso inadequado pode resultar em problemas ao produto final, gerando insatisfação no cliente final. Estes motivos revelam a importância de entendermos cada tipo de cola para cada tipo de aplicação.
Existe a COLA BRANCA, tradicionalmente usada no período escolar, que é específica para colar papel com papel. Ela possui em sua emulsão uma quantidade significante de água, assim a fixação entre duas peças ocorre quando a água evapora por completo (cola seca). Contudo, para uso no setor papeleiro profissional e gráfico existem COLAS BRANCAS com pouquíssima água em sua composição, que dão agilidade no processo de secagem e são de altíssima qualidade.

Já a COLA VERMELHA possui uma quantidade de borracha muito maior em sua composição, sendo perfeita para colagens mais expostas como na produção de blocos.

Existe também a COLA DE ACETATO onde em sua composição tem pouca água e muita borracha, tendo do um excelente desempenho para colar papel em qualquer produto plástico ou polietileno.

Outra cola que faz muita diferença é a COLA DE CONTATO, ela possui em sua composição uma alta dosagem de policloropreno, que dá um alto desempenho em seu adesivo, colando madeira, couro, vidros, etc.. Sua aplicação requer muito cuidado e atenção, por possuir uma quantidade relevante de solvente é altamente tóxica. Recomenda-se usa-la em lugares arejados e de preferência com mascara. Diferente de outras colas a de contato, onde o próprio nome já diz “contato”, precisa que as duas superfícies que estejam com uma camada da cola e que ambas antes de se encontrarem estejam secas ao toque, quando uma superfície encontrar-se com a outra elas terão o efeito do adesivo de alta colagem, é muito bom salientar que colocar somente uma camada já fará com que as duas tenham um perfeito desempenho, pois se exagerar ocorre vazamentos e machas no trabalho. Resumindo, menos é mais.

Por fim existe ainda a COLA HOT MELT que é normalmente vendida em grânulos ou bastão, sua composição é livre de solventes e a funcionalidade dela depende muito da aplicação, sendo velocidade, temperatura, quantidade utilizada, maquinário utilizado, entre outros fatores. As superfícies mais utilizadas são: Papel (produção de livros, etc.) , vidros (rotulagem), Plásticos (setor automobilístico, painel dos carros etc.)

Essas são algumas das colas mais utilizadas no ramo de papelaria e gráficas, mas existem muitas outras que não foram citadas…
Bacana conhecer um pouco mais sobre um produto que parece tão simples, não é? Sendo que sabendo usar adequadamente teremos maiores resultados e satisfação garantida. Tem alguma cola que você utiliza e gostaria de compartilhar o conhecimento conosco? Deixe nos comentários!
Até logo!!!

2 thoughts on “TIPOS DE COLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avise-me quando estiver disponível Vamos informá-lo quando o produto chegar em estoque. Apenas deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.
Email Quantidade Nós não compartilharemos seu endereço com mais ninguém.